“Eu não tenho paredes, só tenho horizonte.”
Mario Quintana

O “Escolas em Transição”, um dos principais projetos de transformação do Instituto Gaia Escola, tem como objetivo apoiar a criação de novas construções sociais de aprendizagem.

 

É um processo formativo caracterizado pelo isomorfismo: o educador realiza a sua transformação pessoal e profissional em contexto real, de forma idêntica à que desenvolverá com seus educandos e com a comunidade.

O QUE BUSCAMOS?

 

Ao final do processo formativo Escolas em Transição, pretende-se que o educador seja capaz de desenvolver, com os educandos, projetos e pesquisas que promovam a sustentabilidade, o estímulo ao espírito inventivo e a criação de soluções novas, bem como de responsabilidade social, princípio ético que nos diz que tudo o que for inovador o deva ser para benefício coletivo. 

Poderão especializar-se em áreas específicas. Por exemplo: alfabetização linguística, lógico-matemática e socioemocional; metodologia de trabalho de projeto; desenvolvimento curricular tridimensional; avaliação formativa, contínua e sistemática; autonomia e gestão democrática.

METODOLOGIA

 

O processo formativo Escolas em Transição visa implementar transformação da educação a partir de núcleos de projeto, para criação de comunidades de aprendizagem, com o objetivo de potencializar um ecossistema educativo sadio e a transformação das práticas, em redes locais e regionais.

Pessoas que iniciam o desenvolvimento do DNA da transformação, primeiro passo para a criação de novas construções sociais de aprendizagem. É constituído a partir do sonho de cocriar uma nova educação compartilhada por, no mínimo, três educadores.

Espaço físico ou virtual onde se compartilha valores, sonhos, desejos e visões de mundo. São espaços de exercício da autonomia, nos quais sistemas sociais, auto organizados, plurais e diversos, articulam os saberes e fazeres de um território.

Conexão entre comunidades de aprendizagem – escolas e educadores, que estão vivendo o processo de transição e que, a partir da troca de experiências, se apoiam, para sustentar e fortalecer a reconfiguração das práticas sociais.

O processo de formação é constituído por três ciclos de aprendizagem:

 

INICIAÇÃO – Tem como objetivo cuidar do educador, apoiando-o no experimentar práticas fundadas no paradigma da aprendizagem.

 

TRANSIÇÃO – Tem como foco a transformação da escola, através da criação de protótipos de comunidades de aprendizagem, que integrem as dimensões: escolar, familiar e social. Projetos que contemplem as necessidades sociais contemporâneas e garantam o direito à educação a todos.

 

DESENVOLVIMENTO – Apoia a criação de redes de projetos para o desenvolvimento local sustentável; potencializa a cidade como território educativo (Cidade Educadora) onde diferentes espaços, tempos e atores podem assumir o controle do processo de formação e transformação.

 

Todo o processo formativo consolida-se nos quatro pilares da educação para o século XXI da UNESCO: APRENDER A CONVIVER, CONHECER, SER E FAZER.

APRENDIZAGEM DA FORMAÇÃO

  • Educação com base em valores humanos;
  • Avaliação diagnóstica atitudinal e cognitiva;
  • Elaboração da “linha de base” da qualidade da educação da escola;
  • Adequação dos espaços de aprendizagem no contexto escola;
  • Competências socioemocionais;
  • Conexão com as famílias;
  • Parcerias estratégicas (pessoais e institucionais);
  • Novas formas de aprendizagem.
  • Paradigma da aprendizagem;
  • Mediação pedagógica (tutoria);
  • Metodologia de trabalho de projeto;
  • Integração curricular (da subjetividade, da comunidade e consciência planetária);
  • Gestão de espaços e tempos;
  • Avaliação formativa, contínua e sistemática;
  • Dispositivos de gestão democrática.
  • Desenvolvimento local sustentável;
  • Criação de redes de comunidades de aprendizagem;
  • Projetos inovadores conectados.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS FORMAÇÕES:

Acreditamos que um projeto de transformação pressupõe o envolvimento direto e indireto de muitas pessoas. Desde modo, para realização de nossos projetos, buscamos múltiplas estratégias para a sua viabilidade, via financiamento coletivo, parcerias e patrocínios.

O AVA foi criado para dar suporte ao seu processo de auto formação. Para isso, disponibilizamos:
• Biblioteca com várias referências de leitura, para que exercite sua autonomia na busca de informação.
• Fórum, onde você poderá dialogar com todos os participantes, apresentar questões para discussão etc.
• Wiki, onde você (e cada núcleo de projeto) criará seu portfólio com as evidências de aprendizagem.
• Zoom, plataforma onde serão realizadas as web conferencias.
Haverá tutoria?
Cada núcleo de projeto terá um tutor, que estará disponível para esclarecer dúvidas, que surgirão no decorrer da implementação do seu projeto de desenvolvimento pessoal e social.

Poderão ser usadas as versões atuais do Chrome, Firefox, ou Safari, ou o Internet Explorer versão 9 e acima.

Nosso objetivo é criar uma plataforma inovadora de aprendizagem on-line, que seja facilmente acessível a todos, incluindo pessoas com necessidades especiais. Queremos melhorar a acessibilidade da plataforma sempre que possível e receber os seus comentários ou perguntas. 

Se você tiver qualquer dúvida sobre a funcionalidade do AVA, entre em contato com nosso suporte técnico, pelo link “preciso de ajuda”.

• Apresentar seu portfolio de aprendizagem, com o registro de todas as atividades desenvolvidas (evidências de aprendizagem);


• Preencher o survey de avaliação do processo formativo;


• Ter quitado todas as parcelas referentes ao compromisso financeiro.

Emitimos um Certificado de conclusão, indicando a quantidade de horas-atividade realizadas, considerando as atividades presenciais e virtuais.
O certificado é reconhecido como aprendizagem complementar de formação por algumas faculdades, universidades e programas de graduação, de acordo com as políticas de cada instituição e acordo de parceria entre o Gaia Escola e a instituição de ensino.

Sabemos que, algumas vezes, aquilo que planejamos precisará ficar para um outro momento. No entanto, nosso objetivo é o de criar uma rede de transformação da educação, de forma sustentável, em todos os aspetos. Por isso, o compromisso que nos une permanece. Antes de se afastar, terá que cumprir os acordos definidos até esse momento.
Existe a possibilidade de cancelamento de inscrição após pagamento?
Sim, entretanto como o pagamento é via xxxx será debitado xx% do valor pago, referente a custos administrativos e impostos.

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