Slider

Cientes da urgência de possibilitar a aprendizagem em diferentes espaços e territórios numa ação em rede, o Instituto Gaia Escola em parceria com a EcoHabitare Projetos Educacionais criou o Observatório da Rede de Transformação, que tem como objetivo acompanhar e proporcionar intercâmbio de experiências entre núcleos de projeto, visando o fortalecimento da rede nos territórios.

Serão observados os seguintes aspectos do processo evolutivo dos núcleos de projeto: método, articulação com outros agentes, gestão, currículo, ambiente de aprendizagem. A partir do acompanhamento da evolução dos núcleos de projeto, poderemos ter uma melhor percepção sobre:

O processo de reelaboração da cultura pessoal e profissional dos professores, em função de um novo processo de formação, que assume o professor como sujeito em auto formação, num contexto de equipe;

A progressiva construção de um novo paradigma educacional, que garante a todos os educandos o pleno acesso a uma educação integral;

A criação de novas construções sociais de aprendizagem.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DOS NÚCLEOS DE PROJETOS

O Núcleo de Projeto possibilita: responder as demandas e necessidades de implementar transformação no modelo educacional, compatibilizando-o com necessidades de um mundo em transição; gerar competências específicas; e produzir conhecimento e cultura.
A conexão em rede entre núcleos de projeto de um mesmo território cria um ecossistema propício para a formação de comunidades de aprendizagem.

Sementes

Projetos existentes que contribuem, à sua maneira, para a transformação do sistema educativo.

Núcleo Iniciação

Ainda em sala de aula, os educadores dão dados os primeiros passos para operar ruptura com o modelo tradicional.

Núcleo Transição

Início da ruptura. Todos os espaços da escola são de aprendizagem.

Núcleo Desenvolvimento

Ruptura. A comunidade é o espaço de aprendizagem. (Educação Integral).

Fechar Menu